ASPECTOS SOCIAIS DA VITICULTURA DURIENSE NOS FINS DO SÉCULO XVIII

3,18€

ASPECTOS SOCIAIS DA VITICULTURA DURIENSE NOS FINS DO SÉCULO XVIII

3,18€
1

PEREIRA, GASPAR MARTINS (1986) ASPECTOS SOCIAIS DA VITICULTURA DURIENSE NOS FINS DO SÉCULO XVIII. PORTO: GENPA. DE 23X16 CM. COM 28 PÁGS. B.

Utilizando dois livros de Arrolamento de vinhos de embarque, de 1770 e 1797 – procura o autor estabelecer o quadro social da região através da distribuição da riqueza vinícola.

Conclusões: “A conjuntura de expansão comercial do vinho do Porto, de finais do século XVIII, favorecida pela guerra franco-britânica e pela subida dos preços, alargou a área dos vinhedos, aumentou o número de vinhateiros e possibilitou um enriquecimento global nas aldeias durienses, sem originar alterações significativas na distribuição da riqueza. Mantêm-se o peso dos médios e grandes vinhateiros, muitos deles oriundos do Porto. Uma aristocracia local de lavradores ricos, membros do clero e da administração civil e militar domina as aldeias do Alto Douro, articula-se com a aristocracia portuense e define interesses e posições que o liberalismo oitocentista vir a consolidar”.

Sep. Actas das I Jornadas de estudo Norte de Portugal-Aquitânia, CENPA.


Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em