ATHENA. REVISTA DE ARTE

18,00€

ATHENA. REVISTA DE ARTE

18,00€

ATHENA. REVISTA DE ARTE. V. 1, Nº 1 (OUT. 1924) - Nº 5 (FEV. 1925). EDIÇÃO FACSIMILADA. LISBOA: CONTEXTO EDITORA, 1983. DE 27X19 CM. ILUST. B.

Muito cuidada edição fac-similada de «Athena», publicação dirigida por Fernando Pessoa e Ruy Vaz, de elegante apresentação gráfica, um dos melhores exemplares de quantos saíram dos prelos portugueses na primeira metade século XX. Esta reedição inclui um trabalho inédito de Teresa Sousa de Almeida intitulado «Athena ou a Encenação Necessária».

Em entrevista ao Diário de Lisboa, em novembro de 1924, Fernando Pessoa explicava que o objetivo da publicação era "Dar ao público português, tanto quanto possível, uma revista puramente de arte, isto é, nem de ocasião e início como o Orpheu, nem quase de pura decoração como a admirável Contemporânea."

Entre traduções, texto teóricos e poemas, Fernando Pessoa assegura praticamente metade da colaboração de Athena. A direção artística está a cargo de Ruy Vaz. Ao lado dos modernistas (Almada, Mil Possoy, Lino António), encontramos reproduções de Bordalo Pinheiro ou Soares dos Reis, num louvável intuito pedagógico, aliás assinalado por Pessoa. A recuperação do passado patenteia-se também nas reproduções de ex-libris

ou os nos artigos de D. José Pessanha (sobre Santa Maria de Sintra) e Emanuel Ribeiro (sobre a arte do livro). Athena reúne nomes que desde sempre estiveram ligados a Orpheu (Almada, Luís de Montalvor e Raul leal) ou cedo se encontraram com a experiência modernista (como Mário Saa ou Augusto Ferreira Gomes). [alteração da cor original na lombada]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em