COSTA, PEDRO (2009) BAIRRO ALTO - CHIADO: EFEITOS DE MEIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE UM BAIRRO CULTURAL. LISBOA: CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. DE 22X22 CM. COM 206 PÁGS. ILUST. B.
“Pode o ‘ambiente’ de um bairro constituir, por si só, um recurso decisivo para o seu desenvolvimento futuro? Pedro Costa acredita que sim. Pelo menos nas áreas urbanas que têm vindo a ser caracterizadas como ‘bairros culturais’, estudos realizados em cidades de diversos países têm comprovado que a ‘atmosfera’ particular que aí se vive reflete, e ao mesmo tempo alimenta, dinâmicas de identidade, encontro e interação favoráveis à circulação de informação especializada, a difusão de conhecimentos particulares, a intensificação de processos coletivos de aprendizagem, ao reforço da capacidade de inovação social.
É esta a crença - com alguma base científica, registe -se -que move Pedro Costa, levando a seleccionar a área Bairro Alto-Chiado como objeto de análise. Será legítimo falar de ‘efeito de meio’ naquele que parece ser, até ao momento, o único bairro cultural de Lisboa? Isto é, haverá localmente um ‘ambiente’ de valores, atitudes, comportamentos e relações suscetíveis de influenciar positivamente o desenvolvimento de conjuntos específicos de atividades culturais, ou seja, intensivas em criatividade? Se assim for, o ‘ambiente’ deste bairro cultural merece particular atenção enquanto recurso que importa gerir de forma eficiente e explorar de modo sustentável” João Ferrão, geógrafo do instituto de ciências sociais da Universidade de Lisboa
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..