CALÍGULA EM ANGOLA

20,14€

CALÍGULA EM ANGOLA

20,14€

LEAL, CUNHA (1924) CALÍGULA EM ANGOLA. 2º MILHAR. LISBOA: [S.N.] (OFICINAS GRÁFICAS DA SOCIEDADE DE PAPELARIA, LDA.). DE 22X14 CM.

COM XX, 207, [1] PÁGS. B.

Livro de fortíssimo ataque a acção de Norton de Matos enquanto Governador da Província de Angola. Escreve Cunhal Leal no prefácio que como político, Norton de Matos “tem traços de semelhança física e moral com aqueles imperadores romanos que ainda hoje causam o espanto e o horror da humanidade”. (…) “[...] O Snr. Norton de Matos não conhece meios termos no exercício das suas violências. A imprensa incomoda-o? Extingue-a por processos de fôrça ou de coacção. Os indígenas reclamam contra extorsões imorais, praticadas pelas autoridades ou pelos particulares afectos ao Snr. Norton de Matos?

Manda, como fez em Catéte, razziar a região dos protestantes, e prende e deporta, a seguir, os nativos de maior inteligência, ou mais influentes”. Com transcrição de discursos e reprodução em fac-símile de vários documentos, apresentados em folhas desdobráveis.

Capa de brochura ilustrada por Almada Negreiros. [capa com leve desgaste, escurecida e com ocasionais manchas; discreto título de posse na folha de guarda]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em