CAMÕES E OUTROS ESTUDOS DE LITERATURA PORTUGUESA

9,54€

CAMÕES E OUTROS ESTUDOS DE LITERATURA PORTUGUESA

9,54€
1

CIRURGIÃO, ANTÓNIO (1999) LEITURAS ALEGÓRICAS DE CAMÕES E OUTROS ESTUDOS DE LITERATURA PORTUGUESA. LISBOA: INCM. DE 23X14 CM. COM 187, [4] PÁGS. B.

Separados por dezasseis anos de distância (1980-1996), os nove estudos reunidos neste volume têm de comum o versarem todos sobre escritores portugueses nascidos no século XVI: Cambes, António Ferreira, Pero de Andrade Caminha, Fernão Álvares do Oriente, Miguel Leitão de Andrada e Dom Francisco de Portugal. Com exceção dos dois últimos — que faleceram no século XVII — e, possivelmente, de Álvares do Oriente, Camões, António Ferreira e Andrade Caminha faleceram no século XVI.

Em termos diacrónicos, poderá verificar-se que as obras estudadas se distribuem por dois séculos — xvi e xvii —, com predomínio das do século xvi. Igualmente se verifica que, salvo a Miscelânea de Leitão de Andrada, todas as obras estudadas foram de publicação póstuma.

No que diz respeito aos autores, três deles são objecto de dois estudos — Camões, António Ferreira e Andrade Caminha —, e três são contemplados com um estudo cada um — Álvares do Oriente, Leitão de Andrada e Dom Francisco de Portugal.

Pelo que se refere à natureza das obras estudadas, temos uma vasta gama de géneros literários: um poema épico — Os Lusíadas (1572); duas peças de teatro —■ o Auto dos Anfitriões (1597, ed. póstuma) de Camões e a tragédia Castro (1587, ed. póstuma) de António Ferreira; a poesia lírica de António Ferreira — Poemas Lusitanos—■ (1598, ed. póstuma) e de Andrade Caminha — Poesias (1791), e Poesias Inéditas (1898), edições póstumas; uma novela pastoril Lusitânia Transformada (1607, ed. póstuma) de Álvares do Oriente; e duas obras fundamentalmente híbridas — a Miscelânea (1629) de Leitão de Andrada e Prisões de ua Alma e Carta a un Amigo (anexas a Divinos e Humanos Versos, 1652, ed. póstuma) de Dom Francisco de Portugal.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em