CANCIONEIRO DA AJUDA

47,70€

CANCIONEIRO DA AJUDA

47,70€

CANCIONEIRO DA AJUDA. ED. CAROLINA MICHAËLIS DE VASCONCELOS; ACRESCENTADA DE UM PREF. DE IVO CASTRO. LISBOA: IMPR. NAC. - CASA DA MOEDA, 1990. 2 VOLS. DE 26X17 CM. COM 924, [108] & 1001 [7] PÁGS. E.

Cuidada reimpressão da edição de Halle (1904), acrescida de um prefácio do Prof. Doutor Ivo Castro. O Cancioneiro da Biblioteca do Palácio da Ajuda é a compilação antológica mais antiga da produção lírica galego portuguesa referente a cantigas de amor.

“(…) O estudo de Carolina Michaëlis de Vasconcellos, publicado em 1904, não nos disponibilizou apenas a edição crítica da colecção de cantigas d' amor trovadoresco. Não se trata, na realidade, a sua edição de uma operação limitada ao Cancioneiro da Ajuda, mas de uma autêntica reconstituição lachmanniana de todo o ciclo amoroso ao servir-se para a edificação de um cancioneiro ideal do testemunho dos manuscritos mais tardios copiados em Itália no século XVI. Além da edição textual, já a filóloga expunha um número inestimável de características e de conjecturas relativas à génese do manuscrito (história do códice, biografias de trovadores, enquadramento cultural, etc.). C. Michaëlis procurou assim conceder-nos o projecto inicial, não só na reconstituição do que seria realmente lacunar, mas ofereceu-nos sobretudo uma espécie de espelho que reflectiria a globalidade de um programa traçado pelo coleccionador ou pelo responsável da compilação”. Maria Ana Ramos, in «O Cancioneiro da Ajuda Confecção e Escrita», 2008. Encadernação editorial em tela com ferros a seco e a ouro nas pastas frontais e lombada.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em