CANTIGAS DE TROVADORES: DE AMIGO, DE AMOR, DE MALDIZER.

6,36€

CANTIGAS DE TROVADORES: DE AMIGO, DE AMOR, DE MALDIZER.

6,36€
1

LOPES, GRAÇA VIDEIRA; [ET AL.] (2014) CANTIGAS DE TROVADORES: DE AMIGO, DE AMOR, DE MALDIZER. LISBOA: A BELA E O MONSTRO, EDIÇÕES. DE 15X14 CM. COM 68, [1] + CD. ILUST. B.

Índice dos ensaios: «Poesia Galego-portuguesa, o grande oceano por achar», por Graça Videira Lopes; «Quem diz cantares…», por Manuel Pedro Ferreira; «Os clássicos que a língua não esqueceu», por João Paulo Silvestre.

Inclui um CD onde se reproduzem musicadas e cantadas 17 cantigas de amigo, amor e maldizer.

Entre o século XII e o século XIV, a Península Ibérica assiste ao nascimento de uma arte poético-musical cuja riqueza não cessa de nos surpreender. Inserindo-se no culturalmente fértil movimento artístico europeu, “o tempo dos trovadores”, e utilizando não já o Latim, mas a língua já falada no Noroeste peninsular, o Galego-Português, a arte dos trovadores e jograis constitui um dos mais valiosos patrimónios culturais da Idade Média peninsular.

Desaparecidas e redescobertas em meados do século XIX, as cantigas trovadorescas nunca deixam de nos desafiar, ao nível literário e artístico, suscitando criações contemporâneas, que asseguram a sua actualidade. Reunindo 17 temas de cerca de 1680 que chegaram até nós, esta antologia pretende ser uma justa homenagem às origens da língua e da literatura em Português.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em