CARTESIANISMO EM PORTUGAL

5,00€

CARTESIANISMO EM PORTUGAL

5,00€
1

MORAES, Manuel, S.J. (1966) CARTESIANISMO EM PORTUGAL. António Cordeiro. Braga: Livraria Cruz. De 21x15 cm. Com 316 págs. B.

“(…) Tratando-se da primeira análise que procura abranger todo o pensamento do autor pareceu conveniente tomar todos os elementos que pudessem ajudar a uma melhor interpretação da sua doutrina. Esta a razão da primeira parte do nosso trabalho (13-130 pp), em que além do esboço biográfico e perfil humano do ilustre mestre conimbricense, (…), se analisa a sua obra filosófica apresentando os defeitos e verdadeiros valores que nela se contêm. Só então nos julgamos aptos a começar o trabalho principal, que ocupa toda a segunda parte, ou seja, o determinar as coordenadas capazes de nos dar a posição filosófica de António Cordeiro na trajetória seguida pelas correntes doutrinais da época”.

António Cordeiro- Jesuíta português nascido em 1640, em Angra, e falecido em 1722, em Lisboa. Aos 17 anos entrou para a Companhia de Jesus em Coimbra, onde estudou Filosofia e Retórica. Foi professor de Filosofia e de Teologia em Coimbra; foi ainda autor de uma das obras clássicas da historiografia açoriana - a "Historia Insulana” [acidez na lombada e corte das folhas]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em