CATÁLOGO DA COLECÇÃO DE CÓDICES: COD. 851-1500

10,60€

CATÁLOGO DA COLECÇÃO DE CÓDICES: COD. 851-1500

10,60€
1

CATÁLOGO DA COLECÇÃO DE CÓDICES: COD. 851-1500. INTRODUÇÃO, CATALOGAÇÃO E ÍNDICES DE PAULO BARATA. LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL, 1999. DE 24X16 CM. COM 423 PÁGS. ILUST. B.

O catálogo apresenta a descrição dos 650 códices cujas quotas limites se indicam no título, embora o número de manuscritos referenciados individualmente seja superior a 2500, dado que a chamada colecção de «códices» constitui uma realidade documental plural composta não só por códices, mas também por códice factícios e miscelâneas, estes últimos reunindo vários textos numa mesma unidade física.

O conjunto de códices descritos resulta dos núcleos fundacionais da Real Biblioteca Pública da Corte, depois Biblioteca Nacional, designadamente, a livraria do convento dos Teatinos, e o fundo da Academia Real da História Portuguesa. Importa realçar os núcleos mais importantes, em primeiro lugar, o numeroso conjunto de obras sobre genealogia e heráldica, sobretudo dos séculos XVII e XVIII, de alguns dos mais conceituados autores destas disciplinas e em segundo lugar, as mais de duas centenas de peças de teatro, maioritariamente setecentista.

Apresenta diversos índices, de: autores principais, autores secundários, títulos, cronológico, autógrafos e copistas e antigos possuidores.

Ilustrado a cores e em folhas à parte com reprodução de vários manuscritos heráldicos e frontispícios iluminados.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em