CHANCELARIAS PORTUGUESAS: D. AFONSO IV.

30,00€

CHANCELARIAS PORTUGUESAS: D. AFONSO IV.

30,00€

CHANCELARIAS PORTUGUESAS: D. AFONSO IV. Vol. I (1325-1336) [a vol. III, (1340-1344). 3 Vols. Edição preparada por A. H. de Oliveira Marques, et al. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1990-1992. De 23x16 cm. B.

Edição completa, das versões integrais existentes no ANTT da Chancelaria de D. Afonso IV, valiosa e muito extensa coletânea de documentos medievais.

A chancelaria régia era a repartição responsável pela redacção, validação (mediante a aposição do selo régio) e expedição de todos os actos escritos da autoria do próprio Rei.

“Neste contexto, podemos dizer que a Chancelaria desempenha uma função administrativa porque nela se reflecte a actividade de boa parte dos serviços da administração régia Quatrocentista, e uma função política porque evidencia a dinâmica da governação do príncipe. A classificação diplomática dos actos registados nos livros da Chancelaria permite uma análise das atribuições dos ofícios régios, mas também permite ver quais os domínios privilegiados pela intervenção do Estado, v.g. Justiça, Fazenda, Graça e Administração geral. Os documentos da Chancelaria régia constituem um dos elementos-chave para o estudo da política do Rei ”.

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em