CHAVES - HISTÓRIA

8,48€

CHAVES - HISTÓRIA

8,48€

POLÉMICA CUNHA COUTINHO VERSUS ALFREDO PIMENTA. REVISTA AQUAE FLAVIAE. N.º 27, JUNHO 2002. CHAVES: GRUPO CULTURAL AQUAE FLAVIAE. DE 23X15 CM. COM 197 PÁGS. ILUST. B.

No ano de 1929 deu à estampa, o general Augusto de Carvalho uma monografia dedicada a temas flavienses, intitulada “Chaves Antiga”. Entre outros temas dedica o autor um capítulo aos forais. Na página 46 refere a existência na Torre do Tombo, de um foral de «Sanctus Stephanes de Chavias” (Santo Estêvão de Chaves), que ele atribuiu à vizinha aldeia com o mesmo nome, localidade de nobre e antigo historial ligada ao julgado medieval de Montenegro. Vários autores entre eles Francisco Nunes Franklim, Alexandre Herculano e Gama de Barros haviam considerado que este foral se referia à própria Vila de Chaves. Chocava estes autores, principalmente, que uma terra com um largo historial como a velha Aquae Flaviae continuasse sem foral antigo conhecido, enquanto a modesta a povoação vizinha tivesse merecido do rei Afonso III tal galardão.

Esta opinião de Augusto de Carvalho veio a ser altamente contestada por uma das personalidades mais notórias da época, sobre os assuntos históricos, Alfredo Pimenta, que dá à estampa o opúsculo «O foral de Chaves”, nele rebatendo as teses mantidas pelo General. Seguiram-se vários opúsculos e outros textos que este volume monográfico da prestigiada revista «Aquae Flaviae» recupera. [lombada com leve alteração da cor]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em