COLLECTION D'ESTAMPES DE JEAN V

95,40€

COLLECTION D'ESTAMPES DE JEAN V

95,40€

MARIETTE, PierreJean (1996-2003) CATALOGUES DE LA COLLECTION D'ESTAMPES DE JEAN V ROI DE PORTUGAL. Introduction par Jacques Thuillier, Professeur au Collège de France. Direction et coordination scientifique, MarieThérèse Mandroux. Lisbonne: Paris: Centre Culturel Calouste Gulbenkian Paris: Bibliothèque Nationale de France: Fundação da Casa de Bragança. 3 Vols. De 27x21 cm. Com 492[2], VI, 674 [2] e VI, 720[2] págs. Ilust. E.

Monumental trabalho de mais de 20 anos de intensa pesquisa, que resgata um dos tesouros perdidos de D. João V, apresentado numa edição irrepreensível e de muito cuidada execução gráfica, impressa em papel de superior qualidade e ilustrada com primorosas reproduções de grande número de gravuras.

Editado em três imponentes volumes - cerca de 1.900 páginas e 300 ilustrações -, a obra recria a colecção de gravura da Escola Francesa que D. João V encomendou a um dos principais "marchands" da Europa do século XVIII: Pierre-Jean Mariette.

No primeiro volume é traçado o contexto em que D. João V faz as suas encomendas a Pierre-Jean Mariette. A introdução de Jacques Thuillier, um dos maiores especialistas internacionais em estampas, o texto de Préaud intitulado "A Dinastia Mariette" e o diário compilado por Mandroux-França, composto por documentos oficias e correspondência trocada entre os secretários da corte de D. João V e os embaixadores e enviados encarregues de reunir "uma das maiores colecções de gravura da Europa setecentista", fornecem aos investigadores informação preciosa. No segundo e terceiro volumes é apresentada uma selecção de gravuras capaz de demonstrar a diversidade e abrangência (temática e geográfica) da colecção real portuguesa.

Tiragem limitada a 1500 exemplares (dos quais um terço foi oferecido à BNF) que, dada a importância da obra e interesse que suscita em todas as grandes bibliotecas portuguesas e estrangeiras, bem como, junto dos colecionadores de gravuras e estudiosos de todo o mundo, é manifestamente reduzida.

Encadernações editoriais inteiras de tela encarnada, com dizeres gravados a ouro e sobrecapas ilustradas a cores com a reprodução de uma encadernação do século XVIII com as armas de Portugal. Bom exemplar.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em