CONSERVAÇÃO DE PEÇAS DE OURIVESARIA EM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

15,90€

CONSERVAÇÃO DE PEÇAS DE OURIVESARIA EM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS

15,90€
VIEIRA, EDUARDA MARIA MARTINS MOREIRA DA SILVA (2012) MANUAL DE BOAS PRÁTICAS: CONSERVAÇÃO DE PEÇAS DE OURIVESARIA EM INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS. COORD. CIENT. EDUARDA VIEIRA; PRÓL. GONÇALO DE VASCONCELOS E SOUSA. PORTO: UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA. DE 24X16 CM. COM 110 PÁGS. ILUST. B.

A ourivesaria sacra constitui um legado valioso de reconhecida importância cultural e cultual no contexto do património religioso português. A Igreja Católica é a sua detentora privilegiada, embora também se devam salientar outras colecções com menor impacto no que respeita à quantidade de peças, mas com uma qualidade material e técnica que justifica menção (Igreja Copta e outras).

Tanto as colecções que se encontram já musealizadas como as que ainda se encontram em funções nas Dioceses e paróquias colocam problemas específicos de manuseamento, acondicionamento e segurança.

A sua conservação quer ao nível do culto quer em museus é uma tarefa de enorme relevância, pelo que importa sensibilizar todos os intervenientes no culto e responsáveis pela manutenção de espaços. A preservação destas peças só é possível com práticas correctamente adequadas a cada caso concreto, e das quais fazem parte o manuseamento, acondicionamento, manutenção e segurança. Daí a relevância da edição deste manual de boas práticas.

Ilustrado a cores com reproduções fotográficas.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em