CRÓNICAS DE RUI DE PINA

29,68€

CRÓNICAS DE RUI DE PINA

29,68€

PINA, RUI DE (1977) CRÓNICAS DE RUI DE PINA. INTRODUÇÃO E REVISÃO DE M. LOPES DE ALMEIDA. PORTO: LELLO & IRMÃO – EDITORES. DE 25X19 CM. COM 1054 PÁGS. E.

Cronista oficial de D. João II e de D. Manuel, são atribuídas a Rui de Pina as Crónicas de D. Sancho I, D. Afonso II, D. Sancho II, D. Afonso III, D. Dinis, D. Afonso IV, D. Duarte, D. Afonso V e D. João II, que aparecem neste volume publicadas em impressão de qualidade sobre papel bíblia, ilustradas com frontispícios das edições originais.

Rui de Pina nasceu na Guarda, por volta de 1440, e morreu em 1522. A atividade cronística desenvolve-se pelo menos desde 1490, data em que D. João II lhe atribui uma tença para "escrepver e assentar os feitos famosos asy nossos como de nossos Reynos". “(…) De todas as polémicas que envolvem a extensa obra de Rui de Pina, desde o seu mérito como historiador, que cuja voz suportou fundamentalmente a versão oficial dos acontecimentos históricos, até aos problemas que decorrem da estrutura e fontes das suas crónicas, apenas se depreende que esta ainda não mereceu um estudo exaustivo que contemple também o estudo estilístico comparativo das suas crónicas e dos textos dos autores de quem é pretenso plagiário ou recompilador”.

Encadernação do editor ao gosto do século XVII, em percalina, decorada com ferros a ouro nas pastas e lombada.

Nota: mínimo desgaste nas extremidades da pasta anterior.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em