Descrição da Fortaleza de Sofala e das mais da Índia

20,00€

Descrição da Fortaleza de Sofala e das mais da Índia

20,00€
1
CARNEIRO, António de Mariz (1990) Descrição da Fortaleza de Sofala e das mais da Índia. Nota introdutória e legendas de Pedro Dias. Lisboa: Fundação Oriente. De 35x25 cm. Com 38, [116] págs. Ilust. E.

Bela e muito cuidada reprodução fac-símile do códice iluminado, setecentista, que reproduz com fidelidade ao original, diversas fortalezas e cidades construídas, dominadas ou simplesmente conhecidas pelos portugueses na intitulada Índia portuguesa, área muito mais ampla que a atual designação geográfica.

O códice (…) depois de uma longa descrição de Sofala, inclui a lista das instituições religiosas dos frades de S. Francisco, Santo Agostinho. S. Domingos e da Companhia de Jesus. A seguir descreve as restantes fortalezas, começando pela Ilha de Moçambique, dando indicações mais ou menos pormenorizadas sobre a terra, as gentes, as actividades económicas, o estado das fortificações e o seu governo, rendimentos, por vezes história, etc.

Finalmente, apresenta quarenta e oito folhas com desenhos coloridos a aguarela espessa, com legendas das seguintes praças e fortalezas: Sofala, Moçambique, Mombaça, Curiate, (…), Malaca, Macau e Solor. (…) a sua republicação, não deixa de ser importante para se poder ter acesso fácil a esta iconografia, a cores, estampada com respeito total pelo original, e numa dimensão que permite a análise correcta de todos os seus pormenores”.

Encadernação editorial com títulos estampados a dourado na pasta frontal, protegida por sobrecapa em policromia.
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em