DESCRIÇÃO DE VILA VIÇOSA

6,36€

DESCRIÇÃO DE VILA VIÇOSA

6,36€

CADORNECA, ANTÓNIO DE OLIVEIRA DE (1983) DESCRIÇÃO DE VILA VIÇOSA. LISBOA: INCM. DE 23X15CM. COM 154 PÁGS. B.

Introdução, proposta de leitura e notas por Heitor Gomes Teixeira.

" “Com a publicação da Descrição de Vila Viçosa, retira-se do esquecimento em que andava injustamente mergulhada uma obra mais de António de Oliveira de Cadornega (1624-1690 ?), entre nós quase só conhecido pela sua história Geral das Guerras Angolanas.

Por outra parte, avançam se dados novos sobre a sua vida, senão sobre as motivações a que terá obedecido tudo quanto escreveu, e foi muito.

A descrição, redigida do longe no tempo e no espaço, em Luanda, no ano de 1683, com o propósito de evocar a «pátria» que o autor deixara com quinze anos apenas e a que nunca mais pode regressar, surpreende pela capacidade de reter pela memória e de fazer ver pela palavra.

E surpreende também, talvez até principalmente, pela notícia da vida dos duques de Bragança, quer nos feitos que os tornaram ilustres entre os ilustres, quer nos factos e gestos do seu quotidiano, a revelarem, estes últimos, a arrogante e insuspeitada intimidade de que no Paço de Vila Viçosa teria gozado a família Cadornega”.

Quanto ao texto que agora se apresenta é, como houve o cuidado de precisar, uma proposta de leitura do Manuscrito Autógrafo conservado na Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa. Para além do primeiro passo que representa a sua divulgação, preenchidas as lacunas e corrigidos eventuais erros, facilitará porventura a sua fixação em edição crítica ( fora do âmbito desta coleção ). De qualquer modo, assim mesmo parece merecer a atenção de quantos se interessavam pelo estudo do nosso século XVII e, mais particularmente, a dos que desejam conhecer um pouco mais da vida cultural angolana nessa época."

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em