DESTRONAÇÃO DE EL-REI D. AFONSO VI

17,00€

DESTRONAÇÃO DE EL-REI D. AFONSO VI

17,00€
1

RIBEIRO, MÁRIO DE SAMPAIO (1938) A DESTRONAÇÃO DE EL-REI D. AFONSO VI E A ANULAÇÃO DE SEU MATRIMÓNIO: 1667-1668. LISBOA: [S.N.]. (LISBOA: -- TIP. DE INÁCIO PEREIRA ROSA). DE 23X15 CM. COM 56, [2] PÁGS. B.

Relevante subsídio para o estudo da questão da anulação do matrimónio do rei D. Afonso VI com a Rainha Dona Maria Francisca, trabalho de síntese e análise crítica do que ao longo dos séculos se foi escrevendo sobre o tema.

“Pinheiro Chagas chamou «um dos episódios mais torpes da história universal» à série de acontecimentos de que foi remate à anulação do casamento d'el rei D. Afonso VI. Mais comedidos, os senhores professores Pires de Lima classificam-nos de «sucesso ignóbil» e de «quadro triste» da nossa história. O assunto tem dado azo ao gasto de abundado número de litros de tinta, empregados na escrita e na impressão de páginas e páginas (…). «Há bons 12 anos que consagro uma parte dos meus lazeres ao estudo de assuntos históricos que enquadram estes acontecimentos. Depois de tudo quanto tenho lido investigado e cotejado e refletido cheguei ao convencimento pleno de que torpe e ignóbil foi a maneira por que foram interpretados tais sucessos - sem dúvida os de maior transcendência de que a Lisboa de seiscentos foi teatro - pelos escritores dos séculos XVIII e XIX, interpretação que contribuiu decisivamente para a criação do ambiente odioso, ainda hoje de tal modo, imperante que ninguém, que eu saiba, logrou furta-se-lhe. E é do que tenho apurado a tal respeito que vou dar conta”. Invulgar.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em