DO TARDO-GÓTICO AO MANEIRISMO: Galiza e Portugal.

20,00€

DO TARDO-GÓTICO AO MANEIRISMO: Galiza e Portugal.

20,00€
1
DO TARDO-GÓTICO AO MANEIRISMO: Galiza e Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [S.l.]: Fundación Pedro Barrié de la Maza, 1996. Coordinación de Xosé Carlos Valle Pérez. De 29x22 cm. Com 423 págs. Ilust. E.

Trata-se do mais importante trabalho de conjunto, sobre a arte tardo-gótica e maneirista na Galiza e Portugal, cuja materialização foi confiada a um selecto grupo de estudiosos, quatro galegos e quatro portugueses, os doutores José Figueira Valverde, José Manuel García Iglesias, José Carlos Valle Pérez e Maria Dolores Vila Jato, no primeiro caso, e Pedro Dias, Rafael Moreira, Paulo Pereira e Vítor Serrão, no segundo, e a dois afamados fotógrafos um galego, Xurxo S. Lobato, e outro português Luís Filipe Oliveira e que pretende fundamentalmente servir de ponto de encontro, resumir no essencial o estado da questão.

Alguns dos trabalhos incluídos no volume: «A pedra de Ançã, a escultura de Coimbra e a sua difusão na Galiza», por Pedro Dias; «O gótico tardio galego e Portugal: algumas considerações», por José Carlos Valle Perez; «O Caminho de Santiago e arquitectura portuguesa (1400-1521)», por Paulo Pereira; «Artistas portugueses na arquitectura Pontevedrense no século XVI», por Xosé Valverde; «Portugal, Roma e Galiza: Frei Julião Romero e a arquitectura da contra-reforma», por Rafael Moreira; «O maneirismo Galego e Portugal», por José García Iglesias.

Edição verdadeiramente monumental, de muito cuidada execução gráfica e artística, em bom e encorpado papel couché, primorosamente ilustrada a cores, no texto e à parte, com centenas de belíssimas fotografias reproduzindo os mais belos exemplares de arte do estilo tardo-gótico e maneirista existentes em Portugal e na Galiza.

Encadernação dos editores em tela com dizeres a ouro gravados na pasta frontal e lombada, protegida por sobrecapa. [ex. como novo]
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em