COUTINHO, VICENTE DE SOUSA (1990) DIÁRIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA. LEITURA DIPLOMÁTICA, ENQUADRAMENTO HISTÓRICO-CULTURAL E NOTAS MANUEL CADAFAZ DE MATOS. LISBOA: TÁVOLA REDONDA. DE 22X15 CM. COM 304 PÁGS. B.
“(…) Nestes anos que temos dedicado ao estudo da epistolografia diplomática de D. Vicente Sousa Coutinho, particularmente acerca de meio milhar de documentos, uma particularidade dade se nos afigura por demais notória. É o facto de ela nos apresentar um grande repositório de dados de notória incidência sociológica e antropológica.
Através destas numerosas cartas podemos reconstituir como que o diário da revolução vista por um estrangeiro. Em muitos dos casos, sobretudo na primeira fase da sua descrição dos acontecimentos de 1789, a sua leitura é, senão imparcial, pelo menos factualmente objetiva. Só que em breve, dessa leitura objectiva dos factos o próprio diplomata português em Paris passa a assumir de bom grado o favor patriótico da própria Revolução”.
A correspondência permite ainda verificar como a História da imprensa periódica e do Livro foram seguidos atentamente na capital francesa por aquele diplomata português
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..