RIMAS AO BOM JESUS. ED. ESPECIAL

13,00€

RIMAS AO BOM JESUS. ED. ESPECIAL

13,00€
1

BERNARDES, DIOGO [1946] VARIAS RIMAS AO BOM JESUS, E Á VIRGEM GLORIOSO SUA MÃI,: E A SANTOS PARTICULARES: COM OUTRAS MAIS DE BONESTA, E PROVEITOSA LIÇAM: DIRIGADAS (…) POR (…) NATURAL DE PONTE DE LIMA. LISBOA: LIVRARIA SÁ DA COSTA, EDITORA. DE 24X17 CM. COM 224 PÁGS. B.

A edição original desta obra, um clássico da literatura portuguesa, foi estampada em 1594, data provável da morte do seu autor, e é raríssima. Esta edição que é o vol. III das «Obras Completas» de Diogo Bernardes, publicada nos anos 40 do século XX com um prefácio e notas do professor Marques Braga, pertencente a uma tiragem especial de 100 exemplares numerados e rubricados, impressa em melhor papel, sendo bastante invulgar e estimada.

Na colectêna de poemas predomina a poesia religiosa, a que se juntam alguns poemas de carácter profano. Os poemas sacros são sobretudo a expressão emotiva de uma religiosidade centrada na Paixão de Cristo e marcada por uma dolorida consciência de culpa. Os poemas profanos são principalmente gestos de homenagem a personagens ilustres. Em alguns deles está presente a realidade histórica vivida pelo poeta, nomeadamente a dolorosa experiência do cativeiro em África na sequência da derrota de Alcácer-Quibir. Esta obra constitui assim um testemunho dos eu tempo, no aspecto espiritual, histórico e literário; um testemunho a que o engenho de Diogo Bernardes soube conferir magnífica e por vezes comovente beleza poética.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em