FREITAS, FREI SERAFIM DE (1983) DO JUSTO IMPÉRIO ASIÁTICO DOS PORTUGUESES (DE IUSTO IMPERIO LUSITANORUM ASIATICO). 2 VOLS. LISBOA: INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. DE 23X16 CM. COM 416 & 262 PÁGS. E.
Reimpressão da primeira tradução portuguesa de um dos raros livros impressos em seiscentos. A edição original desta tradução publicou-se em Lisboa, no ano de 1961-62. O vol. I inclui a notável «Introdução» do Prof. Doutor Marcello Caetano e a muito cuidada tradução para língua portuguesa de Miguel Pinto de Meneses. O vol. II, apresenta o texto latino segundo a edição prínceps de 1625. A introdução do Prof. Doutor Marcelo Caetano, de grande erudição e rigor historiográfico ocupa as primeiras 61 pp. do volume I e, é ainda hoje o trabalho mais estimado sobre a magnus opera de Frei Serafim.
Escrita no período da governação filipina, por um grande jurista português, é obra sobre o direito de jurisdição e comercial dos reis de Portugal sobre os mares do Oriente e da América. Fr. Serafim de Freitas refuta com este tratado uma obra anonima publicada na Holanda em 1608, «Mare Liberum», que se atribuí ao famoso jurista holandês Hugo Grocio, em que este autor ataca a soberania portuguesa sobre os mares e o seu direito exclusivo sobre o comércio com as suas possessões. Encadernação editorial.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..