Domingos António de Sequeira em Itália (1788 - 1795).

33,92€

Domingos António de Sequeira em Itália (1788 - 1795).

33,92€
1
CARVALHO, J. M. Teixeira de (1922) Domingos António de Sequeira em Itália (1788 - 1795). Segundo a correspondência do Guarda – Jóias: João António Pinto da Silva. Anteprefácio de Manoel de Sousa Pinto. Coimbra: Imprensa da Universidade. De 20x13 cm. Com [4], CLIV, 211, [1] págs. Ilust. E.

Obra fundamental para a biografia de Domingos de Sequeira e trabalho incontornável para estudo do mais notável pintor português do século XVIII. Cuidada edição, ilustrada à parte sobre papel couché.

O estudo de Teixeira de Carvalho é todo ele ancorado na vasta correspondência (aliás, totalmente transcrita em apêndice) entre Domingos Sequeira e António Pinto da Silva. A nomeação do prof. Teixeira de Carvalho para administrador dos paços reais, após a República, favoreceu-lhe o ensejo de descobrir, além de outras coisas interessantes para a história artística portuguesa, a série de cartas relativas à primeira estada de Sequeira em Roma, (inicialmente como bolseiro de D. Maria I recebeu aulas de pintura e desenho de Antonio Cavallucci, sendo posteriormente admitido, como professor na Academia di San Luca).

Encadernação em meia francesa, decorada na lombada com ferros e nervos; só com leve aparo à cabeça conservando as restantes margens intactas, assim com as capas da brochura. Bom exemplar.
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em