Elvas – das Invasões Francesas às Guerras Liberais

8,00€

Elvas – das Invasões Francesas às Guerras Liberais

8,00€
1

FONSECA, Teresa (2016) Elvas – das Invasões Francesas às Guerras Liberais. Lisboa: Edições Colibri. De 23x15 cm. Com 144 págs. B.

Este livro procura efetuar a recuperação possível do quotidiano de Elvas e do seu termo no período, particularmente agitado, mas recheado de

acontecimentos, de tensões sociais e de paixões políticas, que medeia entre a retirada dos Franceses, em 1808 e a proclamação da vitória liberal, em 1834, após a assinatura da Convenção de Évoramonte. Aborda ainda o impacto socioecónomico da significativa presença dos militares, naquela que era uma das mais importantes praças-fortes do reino. E analisa a sua especificidade enquanto terra de uma movimentada fronteira, por onde transitaram, nos dois sentidos, não só́ os tradicionais negociantes, almocreves, contrabandistas, salteadores, criminosos fugidos à justiça, residentes nas terras raianas ou forasteiros, mas outros viajantes habituais em períodos conturbados, como contingentes militares, espiões, desertores, guerrilheiros e perseguidos políticos.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em