ENTRE O CÉU E A TERRA: ARTE SACRA DA DIOCESE DE BEJA

75,00€

ENTRE O CÉU E A TERRA: ARTE SACRA DA DIOCESE DE BEJA

75,00€
1

ENTRE O CÉU E A TERRA: ARTE SACRA DA DIOCESE DE BEJA. Dir. José António Falcão. Beja: Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese, 2000. 3 Vols. De 32x23 cm. Com 190; 369 & 323 págs. Ilust. E.

Catálogo da magnífica, majestosa e histórica exposição de Arte Sacra da Diocese de Beja, com soberba edição gráfica e artística, impresso sobre encorpado papel couché e profusamente ilustrado a cores com nítidas e artísticas fotografias que reproduzem as centenas de peças em exposição, além de outra iconografia temática, muita da qual inédita.

Da «Abertura» do Bispo Emérito de Beja, Manuel Franco Falcão: “A exposição Entre o Céu e a Terra – Arte Sacra na Diocese de Beja, inaugurada em 1988, é fruto amadurecido do insano trabalho de inventariação dos valores artísticos disseminados por centenas de lugares de culto e instituições eclesiais da área diocesana. (…)”.

À exposição que abriu ao público em Beja, na Pousada de São Francisco, e que foi depois apresentada em Lisboa, no Panteão Nacional, em 2000-2001, foi atribuído o importante o Prémio Prof. Reynaldo dos Santos para a Melhor Exposição Temporária de 2000 e o Prémio Associação Portuguesa de Museologia para o Melhor Catálogo de 1999-2001.

Do vol. primeiro constam os Estudos, no segundo e terceiro, é apresentado o Catálogo dos seis núcleos expositivos. As fichas das centenas de peças, são assaz desenvolvidas e redigidas pelos mais prestigiados investigadores de ourivesaria, prataria, estatuária, paramentaria, pintura, livraria, marfins, etc., etc. d’entre os quais destacamos: Vítor Serrão, Dagoberto Markl, José António Falcão, Maria José Bigotte Chorão.

Dos estudos incluídos no volume primeiro, merecem destaque: «O Património, pilar de uma Identidade», de José Ernesto d’Oliveira; «Cidadania e preservação da Memória» de Luís Calado; «Da Eclesia Pacensis à Diocese de Beja», de José António Falcão; «Contributos para o Estudo da presença da Igreja no Baixo Alentejo», de Jacinto Guerreiro.

Cartonagem editorial. [exemplares muito bem conservados]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em