A FÉNIX RENASCIDA OU OBRAS POÉTICAS DOS MELHORES ENGENHOS PORTUGUESES

21,20€

A FÉNIX RENASCIDA OU OBRAS POÉTICAS DOS MELHORES ENGENHOS PORTUGUESES

21,20€

A FÉNIX RENASCIDA OU OBRAS POÉTICAS DOS MELHORES ENGENHOS PORTUGUESES. ED. DE IVO DE CASTRO, ENRIQUE RODRIGUES-MOURA, ANABELA LEAL DE BARROS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2017. DE 23X15 CM. COM 875, [1] PÁGS. E.

"A Fénix Renascida, ou Obras Poéticas dos Melhores Engenhos Portugueses" é uma antologia fundamental da poesia barroca portuguesa, publicada originalmente em cinco volumes entre 1716 e 1728, sob a direcção de Matias Pereira da Silva. Esta colectânea reúne mais de seiscentas composições poéticas de diversos autores dos séculos XVII e início do XVIII.

A obra distingue-se pela diversidade dos seus autores, entre os quais se contam nomes como Francisco Rodrigues Lobo, D. Francisco Manuel de Melo, Jerónimo Baía, António Barbosa Bacelar e Francisco de Vasconcelos. Muitas das composições são anónimas, reflectindo a prática comum da época.

A antologia conheceu uma segunda edição, ampliada, em 1746, e viria a inspirar outras colectâneas, como o Postilhão de Apolo (1761–1762), que deram continuidade à tradição de compilar e divulgar a poesia barroca portuguesa.

Em 2017, a Fundação Calouste Gulbenkian publicou uma edição crítica moderna de A Fénix Renascida, organizada por Ivo Castro, Enrique Rodrigues-Moura e Anabela Leal de Barros. Esta edição reúne os cinco volumes originais num único volume de 875 páginas e incluí estudos introdutórios, notas críticas e índices detalhados, oferecendo uma visão abrangente e atualizada desta obra maior da literatura portuguesa.

Cartonagem editorial com sobrecapa.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar