A FÉNIX RENASCIDA OU OBRAS POÉTICAS DOS MELHORES ENGENHOS PORTUGUESES

21,20€

A FÉNIX RENASCIDA OU OBRAS POÉTICAS DOS MELHORES ENGENHOS PORTUGUESES

21,20€

A FÉNIX RENASCIDA OU OBRAS POÉTICAS DOS MELHORES ENGENHOS PORTUGUESES. ED. DE IVO DE CASTRO, ENRIQUE RODRIGUES-MOURA, ANABELA LEAL DE BARROS. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2017. DE 23X15 CM. COM 875, [1] PÁGS. E.

"A Fénix Renascida, ou Obras Poéticas dos Melhores Engenhos Portugueses" é uma antologia fundamental da poesia barroca portuguesa, publicada originalmente em cinco volumes entre 1716 e 1728, sob a direcção de Matias Pereira da Silva. Esta colectânea reúne mais de seiscentas composições poéticas de diversos autores dos séculos XVII e início do XVIII.

A obra distingue-se pela diversidade dos seus autores, entre os quais se contam nomes como Francisco Rodrigues Lobo, D. Francisco Manuel de Melo, Jerónimo Baía, António Barbosa Bacelar e Francisco de Vasconcelos. Muitas das composições são anónimas, reflectindo a prática comum da época.

A antologia conheceu uma segunda edição, ampliada, em 1746, e viria a inspirar outras colectâneas, como o Postilhão de Apolo (1761–1762), que deram continuidade à tradição de compilar e divulgar a poesia barroca portuguesa.

Em 2017, a Fundação Calouste Gulbenkian publicou uma edição crítica moderna de A Fénix Renascida, organizada por Ivo Castro, Enrique Rodrigues-Moura e Anabela Leal de Barros. Esta edição reúne os cinco volumes originais num único volume de 875 páginas e incluí estudos introdutórios, notas críticas e índices detalhados, oferecendo uma visão abrangente e atualizada desta obra maior da literatura portuguesa.

Cartonagem editorial com sobrecapa.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in