MARTINS, VINCENT CRAVEIRO (2020) ÁGUAS DE CALDELAS: HISTÓRIA SOCIAL, TERMAL, HOTELEIRA E ARQUITECTÓNICA CALDELENSE. PREFÁCIO DE ALICE VIEIRA. AMARES: CÂMARA MUNICIPAL DE AMARES. DE 30X22 CM. COM 265, [4] PÁGS. ILUST. B.
Um estudo notável sobre a estância termal de Caldelas (Amares) e a sua zona urbana envolvente desde o tempo do domínio romano até ao século XXI. Fruto de intensas e demoradas investigações arquivistas e bibliográficas, bem como de recolha de depoimentos de antigos trabalhadores e frequentadores das termas, o autor, investigador na área do termalismo e da hotelaria antiga, desvenda a história duma estância e das suas nascentes termais que o romanos valorizavam, que os monges de Rendufe administraram até 1885 e que entre o segundo e terceiro quartel do século XX conheceram o seu apogeu, proporcionando, aliás, a edificação de varridíssimos edifícios que direta ou indiretamente apoiavam a estância, como hotéis, pensões, etc.
Socorrendo-se de uma abrangente iconografia, que publica ao longo do texto e em apêndice, da qual destacamos as fotografias, os postais e plantas dos edifícios, Vicent Martins vai além da mera monografia de uma estância, ao fazer a história social, hoteleira e arquitetónica de uma localidade que gravitava em torno das preciosas nascentes termais.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.