ÁGUAS DE CALDELAS: HISTÓRIA SOCIAL, TERMAL,

21,20€

ÁGUAS DE CALDELAS: HISTÓRIA SOCIAL, TERMAL,

21,20€

MARTINS, VINCENT CRAVEIRO (2020) ÁGUAS DE CALDELAS: HISTÓRIA SOCIAL, TERMAL, HOTELEIRA E ARQUITECTÓNICA CALDELENSE. PREFÁCIO DE ALICE VIEIRA. AMARES: CÂMARA MUNICIPAL DE AMARES. DE 30X22 CM. COM 265, [4] PÁGS. ILUST. B.

Um estudo notável sobre a estância termal de Caldelas (Amares) e a sua zona urbana envolvente desde o tempo do domínio romano até ao século XXI. Fruto de intensas e demoradas investigações arquivistas e bibliográficas, bem como de recolha de depoimentos de antigos trabalhadores e frequentadores das termas, o autor, investigador na área do termalismo e da hotelaria antiga, desvenda a história duma estância e das suas nascentes termais que o romanos valorizavam, que os monges de Rendufe administraram até 1885 e que entre o segundo e terceiro quartel do século XX conheceram o seu apogeu, proporcionando, aliás, a edificação de varridíssimos edifícios que direta ou indiretamente apoiavam a estância, como hotéis, pensões, etc.

Socorrendo-se de uma abrangente iconografia, que publica ao longo do texto e em apêndice, da qual destacamos as fotografias, os postais e plantas dos edifícios, Vicent Martins vai além da mera monografia de uma estância, ao fazer a história social, hoteleira e arquitetónica de uma localidade que gravitava em torno das preciosas nascentes termais.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em