CASTRO, ROSALÍA DE (1958) ANTOLOGIA DE POEMAS. SEL. JUAN NAYA PEREZ; IL. VILAR CHÃO. PORTO: LIVRARIA GALAICA. DE 22X14 CM. COM 117, [10] PÁGS., [6] F. ILUST. B.
Cuidada edição, ilustrada à parte com ilustrações de Vilar Chão e uma nota biográfica por Reis Brasil. Prefácio pelo Professor Doutor Ramon Otero Pedrayo. Os poemas são impressos na lingua castelhana e galega.
“(…) Por volta de 1867, Rosalía começou a descrever os próprios sentimentos em verso - o remorso, o desejo reprimido, a angústia de viver, a desilusão da solidão espiritual, o medo da morte, a efemeridade da afeição, a sensação de que tudo é inútil. Toda esta complexidade emocional faz da autora uma sentimentalista ultrarromântica, profundamente lírica.
Parte do seu trabalho tem um lado épico, especialmente quando expressa o espírito do povo galego - a alegria, a sensatez, o folclore, o ressentimento pelo domínio castelhano, o amor à pátria e a mágoa da pobreza e da emigração. A monotonia da vida caseira, os dias cinzentos, os rios parados, os pinhais verdes e nostálgicos, os sinos de Bastabales, a chuva miúda, os cemitérios familiares e os moinhos em ruínas encontram-se nos chamados "arinhos da miña terra".
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.