CASTRO, ROSALÍA DE (1958) ANTOLOGIA DE POEMAS. SEL. JUAN NAYA PEREZ; IL. VILAR CHÃO. PORTO: LIVRARIA GALAICA. DE 22X14 CM. COM 117, [10] PÁGS., [6] F. ILUST. B.
Cuidada edição, ilustrada à parte com ilustrações de Vilar Chão e uma nota biográfica por Reis Brasil. Prefácio pelo Professor Doutor Ramon Otero Pedrayo. Os poemas são impressos na lingua castelhana e galega.
“(…) Por volta de 1867, Rosalía começou a descrever os próprios sentimentos em verso - o remorso, o desejo reprimido, a angústia de viver, a desilusão da solidão espiritual, o medo da morte, a efemeridade da afeição, a sensação de que tudo é inútil. Toda esta complexidade emocional faz da autora uma sentimentalista ultrarromântica, profundamente lírica.
Parte do seu trabalho tem um lado épico, especialmente quando expressa o espírito do povo galego - a alegria, a sensatez, o folclore, o ressentimento pelo domínio castelhano, o amor à pátria e a mágoa da pobreza e da emigração. A monotonia da vida caseira, os dias cinzentos, os rios parados, os pinhais verdes e nostálgicos, os sinos de Bastabales, a chuva miúda, os cemitérios familiares e os moinhos em ruínas encontram-se nos chamados "arinhos da miña terra".
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.