CAPELA-MOR DA CATEDRAL DE ÉVORA

10,60€

CAPELA-MOR DA CATEDRAL DE ÉVORA

10,60€
1

ESPANCA, TÚLIO (1951) FUNDAÇÃO DA NOVA CAPELA-MOR DA CATEDRAL DE ÉVORA. ÉVORA: LIV. NAZARETH. DE 25X17 CM. COM 87 PÁGS., [14] PP. ESTAMP. B.

Publica-se neste XI vol. da coleção «Cadernos de história e arte eborense» uma série de documentos manuscritos inéditos que interessam não só à História artística de Évora como a História de Arte Portugal.

As primeiras referências quanto à construção de uma nova capela-mor na Catedral de Évora remontam a meados do século XVII, mais concretamente a 4 de janeiro de 1669, data do acordo da reunião capitular em que foi decidido mandar “apregoar a obra do teto da Sé e os pilares e que a Capella se faça maior, da sorte que parecer aos mestres” (Espanca, 1951: 153).

Foi sobretudo a partir da década de 1720 que a obra arrancou com maior fôlego procedendo-se à construção do modelo da capela-mor em talha dourada e policromada sob a direção do arquiteto João Frederico Ludovice, a qual foi armada provisoriamente no salão dos embaixadores do Paço da Ribeira. Foi trazido posteriormente para Évora em 21 carretas sendo armado no Paço Arquiepiscopal. Dirigia a obra em Évora Manuel da Cruz Matoso tendo como assistente Manuel Gomes Negrão, que estava encarregado dos pagamentos aos inúmeros artífices que por ali passaram durante os cerca de vinte anos que durou a construção (Espanca, 1951:157)

Com dedicatória autógrafa do punho do autor para o Dr. António Silveira.

Trabalho totalmente impresso sobre papel couché, ilustrado com reproduções fotográficas.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar