CONSULADO DEL MAR DE BARCELONA.

53,00€

CONSULADO DEL MAR DE BARCELONA.

53,00€
1

CONSULADO DEL MAR DE BARCELONA. NUEVAMENTE TRADUCIDO DE CATHALAN EN CASTELLANO POR DON CAYETANO PALLEJÁ. EDICIÓN FACSÍMIL. BARCELONA: AUSA, 2001. 2 VOLS. 30X20 CM. COM 8, 199 & 30 PÁGS. ILUST. E.

Belíssima e muito cuidada reprodução em facsímil da edição de 1732., impressa em Barcelona por Juan Piferrer, com o título completo: «Consulado del Mar de Barcelona, Nuevamente traducido de Cathalan en Castellano por Don Cayetano de Pallejà. En el Qual se contienen las Leyes, y Ordinaciones de los Contratos de Mar, Muy Útil y Provechoso para todos los mercaderes, negociantes, patrones y marineros.»
O exemplar completa-se com os dois volumes: o primeiro e mais extenso, encadernado em pergaminho vegetal, estampa o obra que lhe dá título; o segundo, pequeno opúsculo com o texto do Consulado impresso em tipo moderno, é precedido de estudo académico. Ambos os volumes surgem acondicionados em estojo editorial, composto por dois cartões impressos a seco e a cores, unidos por fitilhos de tecido.
O Consulado del Mar constitui um compêndio jurídico que codifica usos e costumes do direito marítimo mediterrânico, de matriz catalã-valenciana. A sua fixação impressa data do final da Idade Média, com testemunhos tipográficos desde o século XV. A versão castelhana traduzida por Cayetano de Pallejà (1732) marca um momento relevante de difusão no âmbito hispânico, ao tornar o texto amplamente acessível às comunidades marítimas. A obra sistematiza normas relativas ao transporte e afretamento, avarias e salvados, apólices e juras de mar, bem como ao exercício jurisdicional do consulado, desempenhando, durante séculos, papel de referência na prática comercial e tornando-se matriz importante para o desenvolvimento histórico do direito marítimo europeu.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar