D. TEODÓSIO, DUQUE DE BRAGANÇA

10,60€

D. TEODÓSIO, DUQUE DE BRAGANÇA

10,60€
1

MELO, FRANCISCO MANUEL DE (1944) D. TEODÓSIO, DUQUE DE BRAGANÇA, SEGUNDO O CÓDICE 51-III-30 DA BIBLIOTECA DA AJUDA. PREF. DE AUGUSTO CASIMIRO. PORTO: CIVILIZAÇÃO. DE 26X15 CM. COM 258, [3] PÁGS. B.

Publicada pela primeira vez em 1944 pela Livraria Civilização, no Porto, a edição, com tradução e prefácio de Augusto Casimiro, integra a coleção "Biblioteca Histórica de Portugal e Brasil – Série Régia" e baseia-se no códice 51-III-30 da Biblioteca da Ajuda. .A edição apresenta o texto em português moderno, acompanhado de notas explicativas e contextualização histórica.

Embora escrita no século XVII, a obra permaneceu inédita até essa publicação.

D. Teodósio, Duque de Bragança, da autoria de D. Francisco Manuel de Melo, é uma obra biográfica e de carácter panegírico, típica do século XVII, que celebra as virtudes morais e políticas de D. Teodósio II, figura central da casa de Bragança. Com um estilo eloquente e retórico, o autor enaltece o papel do duque como exemplo de nobreza, honra e patriotismo, inserindo-o num discurso de exaltação dinástica, que prenuncia o papel dos Bragança na Restauração da independência portuguesa. A obra é valiosa tanto como peça literária barroca quanto como documento político do seu tempo.

NOTA IMPORTANTE: capa com desgaste, mais acentuado na lombada; pequenas perdas de papel nas extremidades; miolo com pontual acidez, mais intensa nas primeiras folhas.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar