MELO, FRANCISCO MANUEL DE (1944) D. TEODÓSIO, DUQUE DE BRAGANÇA, SEGUNDO O CÓDICE 51-III-30 DA BIBLIOTECA DA AJUDA. PREF. DE AUGUSTO CASIMIRO. PORTO: CIVILIZAÇÃO. DE 26X15 CM. COM 258, [3] PÁGS. B.
Publicada pela primeira vez em 1944 pela Livraria Civilização, no Porto, a edição, com tradução e prefácio de Augusto Casimiro, integra a coleção "Biblioteca Histórica de Portugal e Brasil – Série Régia" e baseia-se no códice 51-III-30 da Biblioteca da Ajuda. .A edição apresenta o texto em português moderno, acompanhado de notas explicativas e contextualização histórica.
Embora escrita no século XVII, a obra permaneceu inédita até essa publicação.
D. Teodósio, Duque de Bragança, da autoria de D. Francisco Manuel de Melo, é uma obra biográfica e de carácter panegírico, típica do século XVII, que celebra as virtudes morais e políticas de D. Teodósio II, figura central da casa de Bragança. Com um estilo eloquente e retórico, o autor enaltece o papel do duque como exemplo de nobreza, honra e patriotismo, inserindo-o num discurso de exaltação dinástica, que prenuncia o papel dos Bragança na Restauração da independência portuguesa. A obra é valiosa tanto como peça literária barroca quanto como documento político do seu tempo.
NOTA IMPORTANTE: capa com desgaste, mais acentuado na lombada; pequenas perdas de papel nas extremidades; miolo com pontual acidez, mais intensa nas primeiras folhas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.