ESPÓLIO DE CAMILO PESSANHA: INVENTÁRIO. [ORG.] BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL; APRESENT. DANIEL PIRES; INVENTÁRIO JÚLIA ORDORICA. LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL, 2008. DE 24X16 CM. COM 143 PÁGS. ILUST. B.
O espólio de Camilo Pessanha dispersou-se, em 1926, na sequência do seu falecimento. O presente núcleo documental pertenceu à família Castro Osório, que se relacionou amplamente com o poeta. É constituído por 189 documentos e foi adquirido, em 1979, pela BNP. Mais tarde, integraram-se duas colecções de fotocópias que se prendem com o Caderno Poético de Camilo Pessanha, surpreendentemente revelado, corria o ano de 1966, pelas vicissitudes e pelas ondas de choque da «Revolução Cultural» em Macau.
Os seus manuscritos autógrafos são raros por motivos que se prendem com a sua abulia, as suas fracturas, a incapacidade de se adaptar aos valores prevalecentes. Deste modo, os que fazem parte deste acervo – dezoito do punho de Camilo Pessanha e um que aparenta ter sido por ele revisto – adquirem uma importância não despicienda para os exegetas do poeta.
Contém reprodução fac-similada do manuscrito de Clepsidra.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.