ESPÓLIO DE CAMILO PESSANHA: INVENTÁRIO. [ORG.] BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL; APRESENT. DANIEL PIRES; INVENTÁRIO JÚLIA ORDORICA. LISBOA: BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL, 2008. DE 24X16 CM. COM 143 PÁGS. ILUST. B.
O espólio de Camilo Pessanha dispersou-se, em 1926, na sequência do seu falecimento. O presente núcleo documental pertenceu à família Castro Osório, que se relacionou amplamente com o poeta. É constituído por 189 documentos e foi adquirido, em 1979, pela BNP. Mais tarde, integraram-se duas colecções de fotocópias que se prendem com o Caderno Poético de Camilo Pessanha, surpreendentemente revelado, corria o ano de 1966, pelas vicissitudes e pelas ondas de choque da «Revolução Cultural» em Macau.
Os seus manuscritos autógrafos são raros por motivos que se prendem com a sua abulia, as suas fracturas, a incapacidade de se adaptar aos valores prevalecentes. Deste modo, os que fazem parte deste acervo – dezoito do punho de Camilo Pessanha e um que aparenta ter sido por ele revisto – adquirem uma importância não despicienda para os exegetas do poeta.
Contém reprodução fac-similada do manuscrito de Clepsidra.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.