INDICE DOS FORAES DAS TERRAS DO REINO

79,50€

INDICE DOS FORAES DAS TERRAS DO REINO

79,50€
1
FRANKLIN, FRANCISCO NUNES (1825) MEMORIA PARA SERVIR DE INDICE DOS FORAES DAS TERRAS DO REINO DE PORTUGAL E SEUS DOMINIOS... LISBOA: ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS. DE 21X16 CM. COM VII, 297 PÁGS. E.
A primeira edição deste trabalho muito útil foi dada à estampa em 1816, por Francisco Nunes Franklin, «(…) Official maior do Archivo Nacional, e Socio da Academia R. das Sciencias de Lisboa. Diz-nos Inocêncio, III, 20. (…) Aprendeu a paleographia com o lente João Pedro Ribeiro; e por morte de Antonio Ribeiro dos Sanctos obteve o logar de Chronista da Casa e Estado de Bragança. Em Agosto de 1833 foi provido interinamente no logar de Guarda-mór do Archivo”
De artigo extraído das Actas da Academia Real das Sciências da sessão de 11 de janeiro de 1816, podemos ler o seguinte excerto: “A Memoria Para Servir de Indice dos Foraes das Terras do Reino de Portugal e seus Dominios..., que lhe offereceu o seu Correspondente Francisco Nunes Franklin, e que foi julgada útil para facilitar o estudo da História e Jurisprudência Nacional, se imprima à sua custa, e debaixo do seu privilégio”.
Está a obra dividida em quatro partes principais: Índice Geral: 1. Lista todas as terras mencionadas nas partes seguintes. 2. Relação das Terras com Forais de D. Manuel: Apresenta uma lista alfabética das localidades que receberam forais durante a reforma manuelina; 3. Terras com Forais Inseridos em Outros Forais: Identifica as terras cujos forais estão incluídos nos forais concedidos a outras localidades por D. Manuel; 4. Terras com Forais Anteriores à Reforma Manuelina: Relaciona as terras que possuíam forais concedidos por reis anteriores a D. Manuel e que não foram reformados posteriormente. A obra inclui ainda uma introdução detalhada sobre a reforma dos forais ordenada por D. Manuel I no final do século XV, destacando a importância dessa iniciativa para a uniformização e justiça administrativa no reino.
Encadernação moderna meia de pele com cantos, decorada na lombada com ferros gravados a ouro; com leve aparo em todos os cortes, preservando, no entanto, a generosas margens editoriais. Impresso totalmente em papel de linha, apresentando-se algumas folhas mais escurecidas.

Solo quedan 1 unidades de este producto

También te puede interesar