FRANKLIN, FRANCISCO NUNES (1825) MEMORIA PARA SERVIR DE INDICE DOS FORAES DAS TERRAS DO REINO DE PORTUGAL E SEUS DOMINIOS... LISBOA: ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS. DE 21X16 CM. COM VII, 297 PÁGS. E.
A primeira edição deste trabalho muito útil foi dada à estampa em 1816, por Francisco Nunes Franklin, «(…) Official maior do Archivo Nacional, e Socio da Academia R. das Sciencias de Lisboa. Diz-nos Inocêncio, III, 20. (…) Aprendeu a paleographia com o lente João Pedro Ribeiro; e por morte de Antonio Ribeiro dos Sanctos obteve o logar de Chronista da Casa e Estado de Bragança. Em Agosto de 1833 foi provido interinamente no logar de Guarda-mór do Archivo”
De artigo extraído das Actas da Academia Real das Sciências da sessão de 11 de janeiro de 1816, podemos ler o seguinte excerto: “A Memoria Para Servir de Indice dos Foraes das Terras do Reino de Portugal e seus Dominios..., que lhe offereceu o seu Correspondente Francisco Nunes Franklin, e que foi julgada útil para facilitar o estudo da História e Jurisprudência Nacional, se imprima à sua custa, e debaixo do seu privilégio”.
Está a obra dividida em quatro partes principais: Índice Geral: 1. Lista todas as terras mencionadas nas partes seguintes. 2. Relação das Terras com Forais de D. Manuel: Apresenta uma lista alfabética das localidades que receberam forais durante a reforma manuelina; 3. Terras com Forais Inseridos em Outros Forais: Identifica as terras cujos forais estão incluídos nos forais concedidos a outras localidades por D. Manuel; 4. Terras com Forais Anteriores à Reforma Manuelina: Relaciona as terras que possuíam forais concedidos por reis anteriores a D. Manuel e que não foram reformados posteriormente. A obra inclui ainda uma introdução detalhada sobre a reforma dos forais ordenada por D. Manuel I no final do século XV, destacando a importância dessa iniciativa para a uniformização e justiça administrativa no reino.
Encadernação moderna meia de pele com cantos, decorada na lombada com ferros gravados a ouro; com leve aparo em todos os cortes, preservando, no entanto, a generosas margens editoriais. Impresso totalmente em papel de linho, apresentando-se algumas folhas mais escurecidas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.