BROCHADO, COSTA (1959) O PILOTO ÁRABE DE VASCO DA GAMA. LISBOA: COM. EXECUTIVA DAS COMEMORAÇÕES DO V CENTENÁRIO DA MORTE DO INFANTE D. HENRIQUE. DE 19X12 CM. COM 130, [2] PÁGS. B.
PREFÁCIO:
Devemos explicar aos leitores, desde já, que o trabalho que vamos ler não constitui, evidentemente, o estudo que o piloto árabe de Vasco da Gama e a sua obra requerem da historiografia portuguesa. O que a seguir se publica é apenas o desenvolvimento da Comunicação que o autor teve a honra de fazer, acerca do assunto, à Academia Portuguesa da História, em Novembro de 1958. Procurou-se, nessa Comunicação, dar conhecimento geral do estado presente dos estudos realizados sobre a figura e a obra do piloto árabe de Vasco da Gama, objectivo esse que, agora, neste livro, se amplia por forma a que o grande público fique imediatamente habilitado a fazer juízo seguro da personalidade e da obra desse árabe ilustre para sempre ligado à História de Portugal, através do descobrimento do caminho marítimo para a Índia.
Ao mesmo tempo, marcam-se, já, as alterações profundas que certas notícias do referido piloto vêm provocar em capítulos fundamentais da História dos Descobrimentos portugueses; e tiram-se conclusões, deveras importantes, quanto aos trabalhos de exploração, por armadas portuguesas, no Atlântico e no Índico, que se seguiram à viagem de Bartolomeu Dias, em 1487, e precederam a de Vasco da Gama em 1497.
Mas o manuscrito da obra do piloto árabe, que vamos apreciar, assim como a própria personalidade do autor, requerem, da historiografia portuguesa, um estudo completo e original, em todos os pontos de vista, tarefa essa que deve ocupar, durante muito tempo, alguns especialistas, a fim de que semelhante documento se integre, devidamente, na História de Portugal — interpretado, criticado e classificado por Portugueses que sintam e conheçam a nossa História e não por estrangeiros que dificilmente a sentem e raríssimas vezes a compreendem.
Entretanto, aqui fica, no que vamos ler, a substância fundamental do grande acontecimento histórico que constitui o Roteiro de Sofala do piloto árabe de Vasco da Gama, por forma a todos os Portugueses poderem, agora, fazer ideia segura acerca desse famoso piloto e também do precioso contributo que à nossa historiografia dos descobrimentos trouxe o inestimável manuscrito dos seus Roteiros.
Lisboa, Janeiro de 1959. COSTA BROCHADO
Nota importante: lombada escurecida.