DUBY, GEORGES (1993) O TEMPO DAS CATEDRAIS: A ARTE E A SOCIEDADE (980-1420). TRADUÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO. LISBOA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA/EDITORIAL ESTAMPA. DE 21X14 CM. COM 314, [1] PÁGS. ILUST. B.
“Uma viagem histórica pela arte românica e gótica, desde o seu nascimento à evolução dos diversos programas iconográficos adoptados e as suas várias expressões nos mosteiros, catedrais e palácios. Um olhar aprofundado, mas de grande clareza sobre os movimentos da cristandade e sobre as forças sociais dominantes, quer se trate das ordens monásticas, dos bispos ou dos representantes da nobreza”.
“O Tempo das Catedrais representou um contributo fundamental para a formação intelectual e estética de José Saramago, seu tradutor para português, já que o estudo da sua ficção historiográfica revela a assimilação de teorias e metodologias preconizadas pela Nova História. Na História do Cerco de Lisboa existem profundas interseções entre o trabalho de Saramago e o dos novos historiadores, com mais incidência na obra «O Tempo das Catedrais» de Duby”. Célia Caravela
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.