DUBY, GEORGES (1993) O TEMPO DAS CATEDRAIS: A ARTE E A SOCIEDADE (980-1420). TRADUÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO. LISBOA: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA/EDITORIAL ESTAMPA. DE 21X14 CM. COM 314, [1] PÁGS. ILUST. B.
“Uma viagem histórica pela arte românica e gótica, desde o seu nascimento à evolução dos diversos programas iconográficos adoptados e as suas várias expressões nos mosteiros, catedrais e palácios. Um olhar aprofundado, mas de grande clareza sobre os movimentos da cristandade e sobre as forças sociais dominantes, quer se trate das ordens monásticas, dos bispos ou dos representantes da nobreza”.
“O Tempo das Catedrais representou um contributo fundamental para a formação intelectual e estética de José Saramago, seu tradutor para português, já que o estudo da sua ficção historiográfica revela a assimilação de teorias e metodologias preconizadas pela Nova História. Na História do Cerco de Lisboa existem profundas interseções entre o trabalho de Saramago e o dos novos historiadores, com mais incidência na obra «O Tempo das Catedrais» de Duby”. Célia Caravela
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..