OS JUDEUS MARROQUINOS DE CABO VERDE, SÉCULO XIX. COORD. CAROL CASTIEL. LISBOA: COLIBRI, 2022. DE 24X16 CM. COM 137 PÁGS.; XX FLS. ILUST B.
Este livro pioneiro da herança judaica em Cabo Verde documenta a história dos judeus marroquinos no arquipélago particularmente nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boa Vista e Santo Antão e explica os motivos económicos e políticos desse movimento migratório bem como as relações dos judeus com a igreja católica, com as autoridades coloniais e com os cabo-verdianos comuns.
“Embora os judeus tenham vivido em relativa harmonia com árabes muçulmanos e berberes em Marrocos, durante mais de 2.000, e os judeus sefarditas tenham encontrado refúgio lá, depois de 1492, muitos judeus de Tânger, Tetuão, Rabat e Mogador partiram com destino a Cabo Verde, em meados do século XIX”, escreve a coordenadora da obra no prefácio.
Carol Castiel revela ainda que o livro é o primeiro passo para um melhor entendimento das correntes históricas que trouxeram judeus marroquinos e do Gibraltar para Cabo Verde.
“Os Judeus Marroquinos de Cabo Verde – Século XIX” da autoria dos historiadores José Alberto da Silva Tavim e de Ângela Benoliel Coutinho, sob a coordenação e organização da presidente do Cape Verde Jewish Heritage Project (CVJHP), Carol Castiel.
Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.
Este producto no está disponible actualmente. Puedes enviarnos una consulta al respecto.