OS JUDEUS MARROQUINOS DE CABO VERDE, SÉCULO XIX

10,60€

OS JUDEUS MARROQUINOS DE CABO VERDE, SÉCULO XIX

10,60€

OS JUDEUS MARROQUINOS DE CABO VERDE, SÉCULO XIX. COORD. CAROL CASTIEL. LISBOA: COLIBRI, 2022. DE 24X16 CM. COM 137 PÁGS.; XX FLS. ILUST B.

Este livro pioneiro da herança judaica em Cabo Verde documenta a história dos judeus marroquinos no arquipélago particularmente nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boa Vista e Santo Antão e explica os motivos económicos e políticos desse movimento migratório bem como as relações dos judeus com a igreja católica, com as autoridades coloniais e com os cabo-verdianos comuns.

“Embora os judeus tenham vivido em relativa harmonia com árabes muçulmanos e berberes em Marrocos, durante mais de 2.000, e os judeus sefarditas tenham encontrado refúgio lá, depois de 1492, muitos judeus de Tânger, Tetuão, Rabat e Mogador partiram com destino a Cabo Verde, em meados do século XIX”, escreve a coordenadora da obra no prefácio.

Carol Castiel revela ainda que o livro é o primeiro passo para um melhor entendimento das correntes históricas que trouxeram judeus marroquinos e do Gibraltar para Cabo Verde.

“Os Judeus Marroquinos de Cabo Verde – Século XIX” da autoria dos historiadores José Alberto da Silva Tavim e de Ângela Benoliel Coutinho, sob a coordenação e organização da presidente do Cape Verde Jewish Heritage Project (CVJHP), Carol Castiel.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em