COUTINHO, MARTINHO LOPO PEREIRA (1983) NOTAS A UM ARTIGO SOBRE PEREIRAS COUTINHOS, MARQUÊS DE SOIDOS. LISBOA: M.-L. P. DE 24X16 CM. COM 52 PÁGS. B.
O Senhor Dr. Augusto Ferreira do Amaral, em trabalho há tempos publicado, estudou várias ascendências dos Pereiras Coutinhos, Marqueses de Soidos, consoante investigações a que procedeu.
Um trabalho dessa natureza está sempre sujeito a lapsos que o desejo do autor não consegue inteiramente evitar e cuja rectificação se impõe.
Tal a razão das presentes notas.
Desde logo se afirma a inteira concordância de pontos de vista, quanto à fantasia genealógica que entronca a linha dos Capitães-Móres de Mafra no mesmo ramo dos Fonsecas Coutinhos, Morgados de Soidos, cuja descendência e representação, com aqueles apenas se veio a ligar mais tarde.
Das dúvidas respeitantes a tal anterior entroncamento, nunca foi por mim feito qualquer mistério, tendo sempre, muito pelo contrário, posto sobre o assunto as maiores reservas, como ainda há uns três ou quatro anos, quando pedindo-me pessoa de ambos conhecida elementos para seu arquivo pessoal, lhe explanei o problema, dando parte das pesadas razões de incredibilidade que surgiam.
Para melhor compreensão estabelece-se o seguinte esquema, que se passa a criticar:
N. 1 Jorge Álvares da Fonseca Coutinho, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real, teve a propriedade do (…).