RESUME DE L'HISTOIRE DES GUERRES DE RELIGION EN FRANCE.

12,72€

RESUME DE L'HISTOIRE DES GUERRES DE RELIGION EN FRANCE.

12,72€

SAINT-MAURICE (1826) RESUME DE L'HISTOIRE DES GUERRES DE RELIGION EN FRANCE. PARIS: LECOINTE ET DUREY. DE 13X8 CM. COM 304 PÁGS. E.

Durante o reinado de Henrique II, houve uma rápida difusão do Calvinismo em muitas cidades (Orléans, La Rochelle) e províncias (Languedoc, Normandia, Bretanha). As conversões à nova "religião" eram mais frequentes entre burgueses, artesãos, apesar de alguma nobreza também a ela ter aderido, como é o caso dos Bourbons.

Quando Francisco II subiu ao trono viveu-se um momento de debilidade da autoridade real; é nessa altura também que a família católica dos Guise e o cardeal de Lorena fazem uma repressão contra a heresia. Em oposição aos Guise, estavam os Bourbon, calvinistas, que quiseram raptar o rei para o atrair ao seu partido, mas fracassaram (conjura de Amboise, 1560). Durante a menoridade de Carlos IX, sua mãe, Catarina de Médicis, governou como regente, ligando-se a António de Bourbon, a quem nomeou lugar-tenente do reino, concedendo aos calvinistas a possibilidade de praticar o seu culto fora das cidades fechadas. Face a esta política da regente, os católicos, dirigidos por Francisco de Guise, procuraram apoio em Filipe II de Espanha para combater os hereges. Entretanto, os huguenotes obtinham o apoio de Isabel I de Inglaterra.

A Guerra Civil, que durou 36 anos, com períodos de paz, foi bastante cruel. Apesar de continuamente vencidos, os huguenotes sonharam resistir sempre ao ponto de cansarem os católicos e deles obterem condições de paz cada vez mais favoráveis

Encadernação inteira de pele, com ferros a ouro nas pastas e lombada.

N.B.: miolo com muita acidez; capa com algum desgaste.

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar