UM PINTOR EM ÉVORA NO TEMPO DE D. MANUEL I

15,90€

UM PINTOR EM ÉVORA NO TEMPO DE D. MANUEL I

15,90€

FRANCISCO HENRIQUES UM PINTOR EM ÉVORA NO TEMPO DE D. MANUEL I. LISBOA: C. N. COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, D.L. 1997. DE 31X22 CM. COM 220 PÁGS. ILUST. E.

Luxuoso catálogo de uma notável exposição integrada nas Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, sobre o pintor quinhentista Francisco Henriques, justamente incluído no grupo “Primitivos Portugueses”. A catálogo dividiu-se em três núcleos. O primeiro dedicado as relações entre a espiritualidade e a arte, em Évora, na transição do século XV para XVI. No segundo, é abordada a reconstrução da igreja e Convento de São Francisco e a sua ornamentação retabular, tendo como fulcro a atividade de Francisco Henriques. No terceiro é possível confrontar a obra do mestre com a de outros pintores activos em Portugal no seu tempo, como o Mestre da Lourinhã e Frei Carlos.

Antecedente o catálogo, importantes ensaios histórico-artísticos dos quais destacamos: «A reconstrução da Igreja do Convento de São Francisco de Évora», por José Custodio Vieira da Silva; «Francisco Henriques – Percurso biográfico e caracterização da obra», por José António Falcão; «Francisco Henriques e o Mestre do retábulo da Sé de Viseu», por Dagoberto Markl.

Edição de luxuosa e muito cuidada execução gráfica e artística, em bom papel, ricamente ilustrada a cores com reprodução de dezenas de fotografias. Cartonagem editorial .

Este producto se ha agotado. Puedes enviarnos una consulta sobre el.

También te puede interesar