Faiança Portuguesa. Séculos XVIII-XIX.

49,00€

Faiança Portuguesa. Séculos XVIII-XIX.

49,00€
1

SANDÃO, Arthur de (1985-1988) Faiança Portuguesa. Séculos XVIII-XIX. [Porto]: Civilização, (Barcelos: -- Companhia Editora do Minho). De 32x22 cm. Com 356, [2] & 404, [2] págs. Ilust. E.

Trabalho monumental, fundamental da bibliografia portuguesa da especialidade, apresentado numa primorosa edição, executada sobre encorpado papel «couché». Volumes ilustrados com um valioso conjunto de nítidas e perfeitas reproduções fotográficas, primorosamente impressas a cores, que ascendem a mais de meio milhar de estampas, muitas de plena páginas e ainda com numerosos fac-símiles de marcas.

“Sem devaneios de redescoberta mostraremos os modelos essenciais de Sete e Oitocentos, os de preclara expressão portuguesa, mesmo quando acusam inevitáveis sugestões estranhas ou na chefia técnica aflore a maturidade estilística de alheia origem. (…). Sem ambições de originalidade será ordenado o rol cronológico dos artefactos, (…). Houve o maior cuidado no compêndio das espécies que a grandeza numérica e qualitativa dificultava, sendo a reprodução colorida propósito essencial para, os mais sinceramente possível, as evidenciar, e a tomada de marcas valer como reconhecimento notarial das respectivas origens”.

Encadernações do editor em pergamoide, com ferros próprios estampados a dourado nas pastas e lombadas e sobrecapas a cores. [sobrecapa do 2.º vol. com leve perda de cor]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em