FÁTIMA (CARTAS AO CARDEAL CEREJEIRA)

35,00€

FÁTIMA (CARTAS AO CARDEAL CEREJEIRA)

35,00€
1

FONSECA, Tomaz da (1955) FÁTIMA (CARTAS AO CARDEAL CEREJEIRA). Rio de Janeiro: Editora Germinal. De 20x14 cm. Com 415 págs. B.

Primeira edição, desta muito invulgar obra, impressa deliberadamente no Brasil, pois a censura em Portugal jamais permitiria publicar um livro deste teor. Os exemplares que chegaram a Portugal foram distribuídos clandestinamente. O livro foi «lido» e «proibido» pelos serviços de censura, em novembro de 1956 (Relatórios dos livros censurados, PT-TT-SNI-DSC-35-5-5784_m1620.TIF, ANTT)

Fátima: Cartas ao Cardeal Cerejeira (publicado em 1955) é uma das obras mais polémicas de Tomás da Fonseca e, talvez, uma das mais emblemáticas que correram em Portugal durante o salazarismo. O autor desmonta as aparições de Fátima e a forma como o Vaticano lidou e lucrou com elas, apoiando-se em documentos da época para validar a sua tese a que procura dar um cunho científico, comparando as aparições de Cova de Iria com outras anteriores. Nas suas cartas ao Cardeal Cerejeira, de quem Tomás da Fonseca foi condiscípulo, o autor esclarece e refuta o teor das acusações de heresia que lhe têm sido feitas por diversos tipos de imprensa e de políticos afectos ao poder do Estado Novo.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em