FILIGRANA PORTUGUESA

23,32€

FILIGRANA PORTUGUESA

23,32€
1

FREITAS, MANUEL (1994) FILIGRANA PORTUGUESA. FOTOGRAFIAS DE MANUEL VALLE E LUCÍLIA BOULLOSA VALLE. PORTO: BONS AMIGOS, EDITORA, LDA. DE 30X23 CM. COM 152 PÁGS. ILUST. E.

Belo e luxuoso álbum que reproduz em suas cores naturais e com grande fidelidade esplêndidas peças de filigrana de trabalho português. Em papel muito encorpado e de boa qualidade perpassam por este volume notáveis fotografias que dão a conhecer o que de melhor se produziu é em Portugal em filigrana, nomeadamente no Norte, ao longo dos séculos.

“(…) Quando, no século VIII os árabes entraram na Europa, tanto uns como outros conheciam a técnica da filigranação, embora, como é natural, com elementos decorativos diferentes, dadas as diferenças culturais. Com o aparecimento dos Árabes, uns e outros enriqueceram as suas técnicas e os elementos decorativos. (…) Os Árabes trouxeram para a Península Ibérica uma nova técnica que consistia na aplicação de filigrana incrustada em artefactos de ferro. (…) E entre nós, e muito depois dos objetos de uso pessoal, em que aparecem de forma primitiva as técnicas de filigranação, granulação e soldadura, surge o cálice da mulher e a Cruz de D. Sancho I decorada com um filigrana e pedras preciosas. A célebre Custódia de Belém

representa o auge da ourivesaria portuguesa”. Encadernação editorial com sobrecapa.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em