GOULÃO, FRANCISCO (2005) INSTRUÇÃO POPULAR NA BEIRA BAIXA III. A ESCOLA DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO PARTICULAR AMATO LUSITANO (1950-1972). COIMBRA: ALMA AZUL. DE 24X16 CM. COM 176, [7] PÁGS. B.
A Escola do Magistério Primário Particular Amato Lusitano, localizada em Castelo Branco, desempenhou um papel significativo na formação de professores do ensino primário entre 1950 e 1973. Fundada por João Folgado Frade Correia, a instituição surgiu em resposta à carência de estabelecimentos de ensino na região durante o período do Estado Novo.
Inicialmente designada Escola Normal Particular Amato Lusitano, a escola foi autorizada a funcionar em 1950, com capacidade para 143 alunas externas e 120 alunas normalistas, além de 23 estudantes no ensino primário na sua escola anexa. Em 1955, passou a ser conhecida como Escola do Magistério Primário Particular de Castelo Branco, nome que manteve até à sua extinção em 1973.
Durante a sua existência, a escola contribuiu significativamente para a formação de professores na região da Beira Baixa, refletindo as políticas educativas do Estado Novo e as necessidades locais de educação.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.